Educação

Retorno às aulas: como ser tranquilo depois das férias?

As crianças vivem com rotina regradinha para facilitar a vida diária, não é mesmo? Além de um momento importante e cheio de expectativas para os pequeninos, o retorno às aulas será novamente um período de desafios e adaptação. Que tal tornar esses dias mais agradáveis?

Crie um ambiente propício e acolhedor alguns dias antes. Decore a casa, brinque de escolinha, relembre o nome dos coleguinhas para ajudar a criança a entrar naturalmente novamente neste universo. 

Cada criança é única, e entender suas particularidades pode ajudar a criar uma conexão forte. Acompanhar de perto a rotina da semana anterior à aula, criando um cronograma diário facilitará o entendimento sobre as atividades previsíveis. Tem hora para tudo: para brincar, aprender, descansar e tudo mais que sua imaginação seguir.

Estimule a curiosidade por meio de atividades, assim como fazem na escola. Desenvolver habilidades expressivas e cognitivas ao desenhar, ouvir música, fazer esculturas, inventar um brinquedo, escrever, etc. Tudo é válido e já coloca a criança em uma rotina “extra” que torna o aprendizado muito mais atraente.

Fomente a colaboração: ao espalhar os brinquedos, incentive a um ambiente novamente organizado e colaborativo. Invente músicas para a hora de organizar, você guarda uma coisa, a criança outra… Com todos juntos, rapidinho as coisas voltarão para o lugar. Essa é a ideia!

Use exemplos, pois as crianças adoram histórias que ensinam lições importantes e valores. Conte de quando era pequeno, assim a sua história ajuda a desenvolver a imaginação e empatia, pelos laços de proximidade.

Não esqueça de enaltecer as conquistas. A cada pequena vitória, celebre junto às crianças. O que pode ser simples para um adulto, para quem é pequeno pode ser um grande desafio a ser vencido. Celebrar é um modo de incentivar tentativa e a descoberta corajosa nas mais diversas situações.

O retorno às aulas é uma jornada de redescobertas, seja flexível. Com amor e dedicação, além de pitadas a mais de paciência, a transição será uma experiência positiva e feliz para os pequeninos e toda a família.

Author


Avatar