Crianças
O que não pode faltar na bolsa da maternidade
Muitas mamães têm dúvidas em relação ao que se deve colocar na bolsa da maternidade. São muitos itens e é completamente normal não saber, ao certo, o que levar.
O tamanho da bolsa não é o fator mais importante, desde que seja funcional e caiba tudo o que é necessário de maneira confortável. Para manter tudo organizado é interessante que as peças da mamãe e a do bebê em saquinhos separados por dia.
Confira quais são os itens indispensáveis:
Para as mamães:
- Documentos pessoais;
- Chinelos;
- Roupas: calcinhas de algodão, sutiã amamentação, pijama, roupão;
- Itens de higiene: absorvente, lenços umedecidos, toalhas, shampoo, sabonete, pasta e escova de dente, desodorante;
Para os bebês:
- Roupas: touca, roupinha de algodão, luvas e meias;
- Itens de higiene: lenço umedecido, fraldas descartáveis, algodão, álcool 70%, sabonete líquido, pomada para assadura, cotonete;
- Manta;
- Fralda de pano;
Um fator que também deve ser levado em consideração na hora de escolher os itens é saber quando o bebê nasce, para que a escolha seja feita em cima do clima da época. Em climas mais quentes, invista em roupinhas mais leves e fininhas, e em climas mais frios opte pelas roupinhas mais quentes.
A quantidade de itens precisa ser planejada de acordo com o tipo de parto, afinal, o tempo de internação da mãe varia entre os partos normal e cesariana. Podendo levar entre um dia e uma semana, em média.
O ideal é que a bolsa seja organizada, em média, 2 meses antes da previsão do nascimento, pois sempre há a possibilidade que o bebê venha antes do previsto.
Algo muito interessante que pode ser feito é trocar experiências com outras mulheres, principalmente se você for uma mamãe de primeira viagem. Temas como: o que levar na bolsa, banho, amamentação e nascimento dos dentinhos podem ser compartilhados nessas conversas.